sexta-feira, 11 de abril de 2008

LITERATURA DE ALIENAÇÃO? COISAS DO BRASIL...






Nos Estados Unidos autores de best-sellers são simplesmente idolatrados, já aqui no Brasil, se um determinado autor vendeu muito, é sinal de que tem alguma coisa errada com sua obra... Afinal, o povo brasileiro não é capaz de apreciar uma determinada obra se ela não for carregada de alienação!
Chega a ser uma ironia absurda, os críticos atacarem a camada popular que consegue fazer algum tipo de leitura no seu dia-a-dia. Ora, um país como Brasil que não dá o mínimo de valor à educação, não tem direito algum de fazer qualquer tipo de julgamento com o gosto e preferência de leitura dos brasileiros, e muito menos cobrar que as pessoas leiam o que “eles” consideram clássicos.
Alienados? Alienadas são essas pessoas tradicionalistas que parecem viver em outro planeta e que só valorizam o que fica mofando nas estantes das livrarias. Aonde foi parar o direito de gosto? E se a crítica não encontra literariedade em obras que refletem emocionantemente a vida real, como inúmeros best-sellers, o que fazer? Ruim pra eles!

Um comentário:

Izabel e Georgia disse...

O blog está lindo e muito didático e consegue passar sua mensagem de uma maneira clara e objetiva. Quanto à esta postagem,é uma injustiça o preconceito que muitos têm com os best-sellers. Izabel e Georgia do blog PA-LAVRAS.